Historial

19-03-1943

Origens desta Associação

Remonta a 19 de Março de 1943 as origens desta Associação, data em que foi criado o Grémio do Comércio do Concelho de Vila Nova de Ourém, por desanexação do Grémio do Concelho de Tomar, que contava, à altura, com 253 associados.

13-08-1975

ACRO

Grémio do Comércio transforma-se em Associação tendo assumido a denominação de ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém. A sua finalidade, como se depreende, estava exclusivamente relacionada com a representação e defesa dos interesses do sector retalhista do concelho de Ourém.

08-12-1988

Nova Sede

É inaugurada a sede social da Associação, sita na Travessa 10 de Junho n.º 11, na cidade de Ourém, local onde, ainda hoje, se encontram os serviços da ACISO.

01-09-1990

Acolhimento da EPO

A ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém acolhe nas suas instalações a recém-criada Escola Profissional de Ourém, da qual foi, juntamente com a Câmara Municipal de Ourém (CMO) e o Centro de Estudos de Fátima (CEF), uma das suas Entidades Promotoras. A presença da Escola Profissional de Ourém, atual EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional, nas instalações da ACISO manteve-se até ao ano de 2000, altura em que foi proporcionado à EPO um espaço próprio, na Cidade de Ourém, para onde se transferiu

10-02-1992

ACRO passa a ACISO

Dá-se a transformação da ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém em ACISO - Associação do Comércio, Indústria e Serviços do concelho de Ourém. Com esta alteração da sua denominação e dos seus estatutos, esta associação acabou por alargar o seu âmbito de intervenção igualmente aos serviços e à indústria.

20-06-1993

Distinção com Medalha de Ouro

A ACISO - Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém é distinguida com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal, distinção que é reveladora da importância que lhe foi reconhecida em prol da dinamização do concelho de Ourém.

20-10-1996

Reconhecimento Pessoa Coletiva de Utilidade Pública

A ACISO reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro.

30-04-2002

ACISO – Associação Empresarial Ourém - Fátima

Nesta data dá-se a transformação da ACISO – Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém em ACISO – Associação Empresarial Ourém - Fátima. Tendo como objeto de atuação a representação das pessoas singulares e coletivas que exerçam ou representem qualquer atividade empresarial no concelho de Ourém, esta associação tem vindo, ao longo dos anos, a intensificar a sua atuação, sendo-lhe reconhecido um papel ativo na representação, defesa e promoção dos interesses dos seus associados, bem como na colaboração a outras entidades no sentido de ajudar a promover a contínua dignificação e valorização da área geográfica onde se encontra implantada.