08-Maio-2020

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Notícias

Orientações para reabertura da restauração

A DGS divulgou, esta manhã, um documento com as orientações para a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

As medidas apresentadas em baixo não dispensam a leitura integral do documento oficial emitido pela DGS, que juntamos em anexo.

 

Medidas apresentadas

  • A disposição das mesas e das cadeiras deve garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior;
  • Impedir que os clientes modifiquem a orientação das mesas e das cadeiras. Os colaboradores podem fazê-lo, desde que cumprindo as distâncias recomendadas;
  • Deve ser promovido e incentivado o agendamento prévio para reserva de lugares;
  • Estão desaconselhados os lugares de pé, tal como as operações do tipo self-service, como buffets;
  • A limpeza e desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações anteriormente emitidas pela DGS sobre os estabelecimentos de atendimento ao público: os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente e, após cada utilização, os equipamentos críticos, como terminais de pagamento automático e ementas individuais;
  • Higienização das mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes, que devem respeitar a distância entre pessoas de, pelo menos, 2 metros e cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
  • Os clientes devem também considerar a utilização de máscara (exceto durante o período de refeição), evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico;
  • Os colaboradores dos estabelecimentos de restauração e bebidas devem utilizar máscara durante o período de trabalho com múltiplas pessoas;
  • Devem ser privilegiados os espaços destinados aos clientes em áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e serviço take-away;
  • Nos pedidos/pagamentos ao balcão, no caso de poder formar-se uma fila de espera, os clientes devem ser incentivados a manter uma distância de, pelo menos, 2 metros;
  • A fila de espera no espaço exterior ao estabelecimento deve garantir as condições de distanciamento e segurança;
  • A circulação das pessoas para as casas de banho deve ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada entre quem está sentado nas mesas;
  • Devem ser retirados os motivos decorativos nas mesas;
  • Substituir as ementas individuais por ementas que não necessitem de ser manipuladas pelos clientes (placas manuscritas ou digitais), adotar ementas individuais de uso único (ementas seladas ou impressas nas toalhas de mesa descartáveis) ou ementas plastificadas e desinfetadas após cada utilização;
  • Assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas;
  • Os  pratos, copos, talheres e outros utensílios devem ser colocados nas mesas na presença do cliente que os vai utilizar.

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