15-Janeiro-2018

/

Eventos

VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR)

 
 
Entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2018 vão decorrer os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), este ano com a novidade da abordagem ao Turismo de Herança Judaica, que decorrerá na cidade da Guarda, a par com o Turismo Religioso Católico, que se mantém em Fátima.
 
Com cerca de 700 participantes, entre os quais 150 Hosted buyers, 150 Suppliers e 40 Expositores, todos especialistas em touring e turismo religioso, este é o maior encontro mundial de profissionais deste segmento, que conta com a participação de operadores turísticos nacionais e internacionais, de mercados de turismo religioso consolidados e emergentes. São ainda esperados hoteleiros e agentes de viagens, empresários com interesse ou relacionados com o setor de turismo, líderes de opinião e profissionais do trade. Este ano, o tópico do seminário será “Globalização e Turismo Religioso”.
 
“Este é um dos maiores eventos profissionais de turismo do país e o evento de turismo religioso mais importante em todo o mundo”, salienta Alexandre Marto, vice-presidente da ACISO, entidade responsável pela organização dos Workshops.
 
Uma das motivações mais fortes para a participação nos WITR é a bolsa de contactos que passa essencialmente por reuniões pré-marcadas. Para esta edição espera-se que sejam agendadas cerca de 5.000 reuniões entre buyers e suppliers, um exemplo da importância que estes Workshops podem ter para os responsáveis no setor do turismo.
“A nossa presença neste congresso deve-se à crescente participação  que se tem verificado nos últimos três anos, por parte de Agentes de Viagens estrangeiros que trabalham com este segmento de mercado e,  sobretudo, pelo crescimento e pela importância que tem o segmento de mercado de turismo religioso, proveniente de vários mercados emissores”, refere Manuel Pinto, diretor-geral do Hotel Mundial. “Não descurar o facto de ser um segmento que viaja todo o ano, com predominância no período de época baixa”, salienta.
Sinal de que os VI WITR vão ser mais uma edição de sucesso é o facto do número de mesas para expositores já estar esgotado assim como a suspensão das inscrições de suppliers.
De acordo com Alexandre Marto, “as inscrições de suppliers foram suspensas esta sexta-feira dada a elevada procura do trade nacional. No entanto, incentivam-se os interessados a inscreverem-se para a lista de espera. A organização espera reabrir as inscrições logo que conseguir garantir equilíbrio entre o número de hosted buyers internacionais e suppliers”.
 
Os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso serão compostos por quatro segmentos, nomeadamente: Seminário, em Fátima, com foco no tema “Globalização e Turismo Religioso”; Bolsa de contactos, também em Fátima; Segmento específico de Turismo de Herança Judaica, na Guarda; e Pós-tours apoiados pelas diversas ARPT’s, a partir da Guarda e de Fátima.
 
As inscrições terminam a 22 de janeiro. 
O número de mesas para expositores já está esgotado.
As inscrições de suppliers foram suspensas, mas incentiva-se a inscrição na lista de espera.
 
A Organização 
Os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso são organizados pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com a Câmara Municipal de Ourém, e com o apoio do Santuário de Fátima, do Turismo do Centro de Portugal e Turismo de Portugal. Este ano a Câmara Municipal da Guarda junta-se à Rede de Judiarias para apoiar o segmento específico de Herança Judaica.
 
VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso 
De 22 a 24 de fevereiro de 2018
Centro Pastoral de Paulo VI
Teatro Municipal da Guarda
 

Partilhar esta Notícia