Este Website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no Website
Remonta a 19 de Março de 1943 as origens desta Associação, data em que foi criado o Grémio do Comércio do Concelho de Vila Nova de Ourém, por desanexação do Grémio do Concelho de Tomar, que contava, à altura, com 253 associados.
Grémio do Comércio transforma-se em Associação tendo assumido a denominação de ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém. A sua finalidade, como se depreende, estava exclusivamente relacionada com a representação e defesa dos interesses do sector retalhista do concelho de Ourém.
É inaugurada a sede social da Associação, sita na Travessa 10 de Junho n.º 11, na cidade de Ourém, local onde, ainda hoje, se encontram os serviços da ACISO.
A ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém acolhe nas suas instalações a recém-criada Escola Profissional de Ourém, da qual foi, juntamente com a Câmara Municipal de Ourém (CMO) uma das suas Entidades Promotoras. Em 1993 juntou-se o Centro de Estudos de Fátima (CEF), tendo sido criado, nas suas instalações, o Pólo de Fátima dedicado à Hotelaria e Turismo. A presença da Escola Profissional de Ourém, atual Insignare -Associação de Ensino e Formação, nas instalações da ACISO manteve-se até ao ano de 1998, altura em que foi proporcionado à EPO um espaço próprio, na Cidade de Ourém, para onde se transferiu.
Dá-se a transformação da ACRO - Associação de Comerciantes e Retalhistas do Concelho de Vila Nova de Ourém em ACISO - Associação do Comércio, Indústria e Serviços do concelho de Ourém. Com esta alteração da sua denominação e dos seus estatutos, esta associação acabou por alargar o seu âmbito de intervenção igualmente aos serviços e à indústria.
A ACISO - Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém é distinguida com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal, distinção que é reveladora da importância que lhe foi reconhecida em prol da dinamização do concelho de Ourém.
A ACISO reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro.
Nesta data dá-se a transformação da ACISO – Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém em ACISO – Associação Empresarial Ourém - Fátima. Tendo como objeto de atuação a representação das pessoas singulares e coletivas que exerçam ou representem qualquer atividade empresarial no concelho de Ourém, esta associação tem vindo, ao longo dos anos, a intensificar a sua atuação, sendo-lhe reconhecido um papel ativo na representação, defesa e promoção dos interesses dos seus associados, bem como na colaboração a outras entidades no sentido de ajudar a promover a contínua dignificação e valorização da área geográfica onde se encontra implantada.