01-Junho-2021

/

Notícias

Rio de Janeiro é o destino convidado deste ano

A edição deste ano do IWRT contará com o Rio de Janeiro como destino convidado.

 

“A forte religiosidade do povo brasileiro e a grande devoção a Nossa Senhora de Fátima, fazem com que Fátima conste no roteiro de quase todo o turista brasileiro que se desloque à Europa. Dada a extensão do Brasil, escolhemos um estado brasileiro como destino da edição deste ano, o Rio de Janeiro”, explica Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima.

 

“O Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%. Em termos de ranking de dormidas, está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”, sublinha a presidente da ACISO.

 

Recorde-se que, desde 2019 que os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) introduziram a participação de um destino convidado, colocado em destaque e chamado a apresentar-se aos participantes no certame, nomeadamente a operadores e empreendedores turísticos, empresas de animação turística, de transportes, restauração, entre outros empresários e empresas, além de investigadores e estudantes das diversas áreas científicas do turismo. Em 2019 o destino convidado foi Israel, em 2020 a Hungria.

 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado brasileiro caraterizado por uma forte espiritualidade e cujos pontos turísticos de interesse religioso são visitados por milhões de turistas, movimentando a economia local, uma vez que estes procuram mais do que igrejas, templos ou monumentos. Importa salientar que muitos dos espaços religiosos são considerados Património Nacional pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A estátua do Cristo Redentor, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro tem trinta metros de altura e vinte e oito metros de largura e é um símbolo do cristianismo brasileiro, sendo considerada um ícone do Brasil. Muitos dos turistas, os chamados peregrinos, guiam-se por calendários e rotas específicas, aumentado o seu fluxo nestes locais aquando da celebração de eventos importantes. Nas cidades em redor da Cidade Maravilhosa, é possível encontrar locais católicos, mas também hindus, budistas ou taoistas, satisfazendo as necessidades culturais de diversas religiões.

 

IX Workshop Internacional de Turismo

A ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com os Municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio, entre outras entidades, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro, organizam o IX Workshop Internacional de Turismo Religioso. E evento realiza-se nos dias 24 e 25 de junho pela primeira vez e excecionalmente em formato digital, dado o contexto mundial da pandemia de Covid-19. Será suportado por uma plataforma específica desenvolvida para o efeito, cujo acesso será efetuado em www.iwrt.pt, onde também decorrem as inscrições. Programa: A manhã de dia 24 de junho será dedicada à sessão de abertura/conferência, com temas de interesse e reflexão sobre o Turismo Religioso. A tarde de será preenchida com diversos conteúdos e intervenções, a enunciar em breve.  O restante programa dos dias 24 e 25 de está reservado aos profissionais inscritos para a participação no evento (SuppliersHosted Buyers), e decorrerá paralelamente às intervenções transmitidas no site do IWRT.

Partilhar esta Notícia